quinta-feira, novembro 30, 2006

Aprendizagem pelas conseqüências: o reforço negativo

Um estímulo é um reforçador positivo se sua apresentação aumenta o responder que o produz, ou um reforçador negativo se sua remoção aumenta o responder que o suspende ou que o adia. A distinção é importante principalmente quando as respostas produzidas pelo reforçador podem competir com a resposta reforçada.
Exemplos de reforço negativo ocorrem, por exemplo, quando Marivaldo chupa Halls após fumar para que sua namorada Creusimara não reclame do cheiro de cigarro. A namorada não reclamar funciona com reforço negativo. Reforço por que não acontecer algo (Creusimara perceber o cheiro de cigarro) aumenta a probabilidade do comportamento de chupar Halls ocorrer novamente, negativo por que a conseqüência é Marivaldo não entrar em contato com o estímulo (Creusimara reclamar do cheiro de cigarro).
Outro exemplo de reforço negativo é o fato de Lucas não gostar mais de sua namorada, porém ele continua com ela, pois sabe que terá que enfrentar uma grande briga para rompe o namoro. Evitar a briga funciona como um reforço negativo. Reforço por que não acontecer algo (Lucas enfrentar uma grande briga) aumenta a probabilidade do comportamento de namoro ocorrer novamente, negativo por que a conseqüência é Lucas não entrar em contato com o estímulo (sua namorada começar uma grande briga).

Anderson de Moura Lima

7 comentários:

kenia disse...

adorei estes exemplos foi a única forma de entender o reforço negativo, do beheivorismo

kenia disse...

adorei os exemplos foi a unica maneira de entender o reforço negativo

Anônimo disse...

exemplossssss perfeittos.. santa net. ehuah.. valew.. consegui entender o reforço negativo..vlw..

Anônimo disse...

Q coisa complicada de ser entendida... esse reforço negativo. aff

Daniel - Psicologia disse...

há um exemplo bem mais fácil de ser entendido como reforço negativo. veja: mário ao namorar com helena, liga uma vez por dia para sua namorada (helena), pois gostaria de conversar com a mesma. helena corresponde prontamente ao seu namorado querendo conversar com ele também, porém, se mário deixar de ligar um dia para helena (reforço negativo, pois retirou o estímulo que motivava a conversa "ligar"), a tendência será a de helena querer conversar ainda mais com mário para saber o porque dele não ter ligado(aumentou a frequência do comportamento, em virtude da retirada de um estímulo).

Anônimo disse...

obrigado..... excelente explicação!

Anônimo disse...

muito boooom !