quinta-feira, novembro 30, 2006

A aprendizagem pelas conseqüências: o reforço

O termo reforço nomeia uma relação ente o comportamento e o ambiente. A relação inclui, pelo menos, três componentes. Primeiro, as respostas devem ter conseqüências. Segundo, sua probabilidade deve aumentar (isto é, as repostas devem tornar-se mais prováveis do que quando não tinham essas conseqüências). Terceiro, o aumento da probabilidade deve ocorrer por que a resposta tem essa conseqüência e não por outra razão qualquer.
A extinção é a operação de suspender o reforço.
Sempre que estuda, Joaquim obtém boas notas, além de elogios e admiração por parte dos pais, colegas e professores. Assim pode-se dizer que é provável que as notas boas, os elogios e a admiração por parte dos pais, colegas e professores mantêm o comportamento de estudar, ou seja, esses são os reforços do comportamento de estudar. No momento que os estudos de Joaquim não lhe renderem boas notas e conseqüentemente elogios e a admiração por parte de pais colegas e professores o comportamento de estudar irá diminuir de freqüência e será extinto.
Cada vez que Marquinhos faz um escândalo, grita e chora pedindo danoninho no supermercado, sua mãe atende seus pedidos e compra o danoninho. Assim, é provável que aumente a freqüência de Marquinhos dar birra, pois a atenção que sua mãe mantém os seus comportamentos; a atenção de sua mão é reforço para os comportamentos de birra de Marquinhos. No momento que os comportamentos de birra de Marquinhos não forem mais seguidos da atenção de sua mãe eles diminuirão de freqüência e serão extintos.
A modelagem é a modificação gradual de alguma propriedade do responder (freqüentemente, mas não necessariamente, a topografia) pelo reforço diferencial de aproximações sucessivas a uma classe de comportamentos alvo. A modelagem é empregada para produzir respostas que, devido a um nível operante baixo e/ou devido à complexidade, não seria emitida ou seria emitida somente depois de um tempo considerável A variabilidade do responder que segue o reforço geralmente provê as oportunidades para o reforço de outras repostas que se aproximam mais de perto do critério que define a classe operante alvo. A modelagem é uma variedade de seleção operante.
Reforçadores intrínsecos são reforçadores que naturalmente se relacionam às respostas que o produzem, já reforçadores extrínsecos são aqueles que têm uma relação arbitrária com as respostas que o produzem.

Anderson de Moura Lima

Nenhum comentário: